O STF (Supremo Tribunal Federal) deve retomar o julgamento de uma ação que pode proibir as demissões sem justa causa no Brasil. A medida tem como objetivo proteger os trabalhadores de demissões arbitrárias e garantir maior estabilidade no mercado de trabalho, mas tem gerado discussões entre trabalhadores e empresários. A decisão final do STF pode ter grande impacto no mercado de trabalho e deve ser acompanhada de perto.

(Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 1.625.)

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve retomar o julgamento de uma ação que pode proibir as demissões sem justa causa. A medida tem como objetivo proteger os trabalhadores de demissões arbitrárias e garantir maior estabilidade no mercado de trabalho.


O julgamento foi suspenso em março de 2021 devido à pandemia de COVID-19, mas deve ser retomado em breve. Caso a ação seja aprovada, as empresas só poderão demitir funcionários por justa causa, ou seja, por motivos previstos em lei, como falta grave, má conduta ou insubordinação.

 

A proposta tem gerado diversas discussões, tanto entre trabalhadores quanto empresários. Enquanto alguns argumentam que a medida é necessária para garantir maior segurança aos trabalhadores, outros afirmam que ela pode inibir o crescimento econômico e dificultar a contratação de novos funcionários.

 

A decisão final do STF pode ter grande impacto no mercado de trabalho brasileiro e deve ser acompanhada de perto por trabalhadores e empresários. É importante destacar, no entanto, que ainda não há uma data definida para o retorno do julgamento. 

OLIVEIRA, Gildney.

Exemplo de citação no padrão da ABNT

OLIVEIRA, Gildney. Julgamento do STF que pode proibir demissões sem justa causa deve ser retomado em breve ORDEM NET, Brasília, 05 de jan. de 2023. Disponível em: <https://www.ordemnet.com/2023/01/julgamento-do-stf-que-pode-proibir.html>.