Os direitos humanos são direitos inalienáveis e universais de todas as pessoas, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, religião, etnia ou qualquer outra condição. São direitos que todas as pessoas possuem simplesmente por serem humanas e que não podem ser negados ou retirados por qualquer governo ou instituição.


                Os direitos humanos incluem direitos civis e políticos, como a liberdade de expressão e de reunião, e direitos econômicos, sociais e culturais, como o direito à educação e à saúde. Eles também incluem o direito à proteção contra a violência e a discriminação, o direito à igualdade de oportunidades e o direito à participação cívica.


                Os direitos humanos são protegidos por leis internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. Esta declaração estabelece os direitos humanos básicos de todas as pessoas e serve como guia para as políticas e práticas de governos ao redor do mundo.


            É importante lembrar que os direitos humanos não são privilégios concedidos pelo governo ou por outras instituições, mas sim direitos inerentes a todas as pessoas. É responsabilidade de todos, incluindo governos, empresas e indivíduos, respeitar e proteger os direitos humanos de todas as pessoas.


OLIVEIRA, Gildney.


Exemplo de citação no padrão da ABNT

OLIVEIRA, Gildney. O que são direitos humanos? ORDEM NET, Brasília, 04 de jan. de 2023. Disponível em: <https://www.ordemnet.com/2023/01/o-que-sao-direitos-humanos.html>.