Os professores são profissionais fundamentais para o sistema educacional e possuem uma série de direitos e deveres previstos em lei. Alguns exemplos incluem:

 

  • Direito a uma remuneração justa e condições de trabalho dignas: os professores têm direito a uma remuneração que reflita o seu grau de escolaridade e a qualidade de seu trabalho, além de condições de trabalho seguras e saudáveis.
  • Direito à formação continuada: os professores têm direito a participar de programas de formação continuada e a receber o apoio necessário para o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos.
  • Direito ao respeito e à consideração: os professores têm direito ao respeito e à consideração de seus colegas, alunos e da comunidade em geral.
  • Deveres de zelar pela qualidade do ensino: os professores têm o dever de promover a qualidade do ensino, através de métodos eficientes e atualizados, e de assegurar que os alunos aprendam de maneira significativa.
  • Deveres éticos: os professores têm o dever de agir de maneira ética e profissional em todas as suas atividades, respeitando os direitos e as liberdades individuais dos alunos e promovendo a justiça e a igualdade.

 

Esses são apenas alguns exemplos dos direitos e deveres dos professores. É importante lembrar que esses profissionais são fundamentais para o sucesso do sistema educacional e devem ser valorizados e respeitados pelo seu trabalho importante na formação de novas gerações.


OLIVEIRA, Gildney.

Exemplo de citação no padrão da ABNT

OLIVEIRA, Gildney. Quais são os direitos e deveres dos professores? ORDEM NET, Brasília, 05 de jan. de 2023. Disponível em: <https://www.ordemnet.com/2023/01/quais-sao-os-direitos-e-deveres-dos.html>.